É comum vermos empreendedores frustrados por não conseguirem vender seus produtos ou serviços, mesmo estando convencidos de que se tratam de excelentes produtos. A verdade é que, nada disso é azar, como talvez alguns acreditem. Para vender, não basta apenas ter um bom produto, é preciso que ele seja conhecido pelo público-alvo e tenha uma estratégia de marketing eficiente. 

Então por que seu concorrente vende mais que você? Ele atende melhor? A localização da loja física dele é melhor? Nada disso dá resultado isoladamente!

O marketing de uma empresa é um conjunto de estratégias que visa promover um produto ou serviço, com o objetivo de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, ao mesmo tempo em que traz resultados financeiros para a empresa. É através do marketing que a empresa consegue se comunicar com seu público-alvo, destacar os benefícios do produto e diferenciá-lo da concorrência. 

Sem uma estratégia de marketing bem estruturada, o produto pode passar despercebido pelos consumidores, mesmo que seja excelente. É preciso que a empresa conheça bem seu público-alvo, saiba quais são suas necessidades e desejos, e consiga transmitir isso de forma clara e objetiva em sua comunicação. Além disso, com um bom investimento em publicidade, você ganha destaque frente à concorrência. 

Caso sua empresa esteja enfrentando dificuldades para vender, é preciso avaliar se está sendo feito um trabalho de marketing adequado. Algumas ações que podem e devem ser tomadas para melhorar a estratégia de marketing do seu negócio e aumentar as vendas incluem: 

Identificar o público-alvo: é importante conhecer bem o perfil do cliente ideal para conseguir criar uma comunicação mais efetiva. Você precisa saber para quem você está vendendo, para então chegar até esse público. Não adianta querer vender motos para quem não tem habilitação tipo A, nem vender vestidos para meninos de 10 a 16 anos de idade. Falamos mais sobre público alvo nesse artigo (linkar com o conteúdo sobre perfil ideal do consumidor).

Análise da concorrência: é importante conhecer os concorrentes e suas estratégias de marketing para identificar pontos fortes e fracos e ajustar a estratégia da empresa de acordo com essas informações. Com base nessa análise, saberá o que pode funcionar ou não com o seu tipo de consumidor, afinal, os testes já estão sendo feitos e colocados em prática por quem vende o mesmo que você para o seu tipo de público.

Investimento em publicidade: a publicidade é uma forma de divulgar o produto para um grande número de pessoas e aumentar a visibilidade da empresa. Dentro do tópico “marketing”, está a criação de conteúdo relevante por meio de blogs, vídeos e redes sociais. Se o seu negócio não chegar até seu público e ele não entender como esse produto ou serviço vai ser útil para ele, ele não vai comprar. Quem não é visto, não é lembrado; o que não é conhecido, não é comprado. Esse é o ponto-chave do porquê ninguém compra seu produto, mesmo ele sendo bom.

Para uma boa estratégia de marketing e branding, ter uma equipe de profissionais de marketing é imprescindível. Essa equipe pode ser interna ou externa, e vai saber mapear uma estratégia personalizada para alcançar o seu público alvo de forma eficaz, se conectar com ele para criar uma linha emocional que faça com que ele simpatize com o produto e entenda que pode ser útil para ele, faça as análises necessárias e, a partir disso, os ajustes ideais. 

Além disso, ainda é importante ter:

Desenvolvimento de um posicionamento de marca forte: um posicionamento de marca bem definido ajuda a diferenciar a empresa dos concorrentes e a criar uma imagem positiva na mente dos consumidores. Para isso, é necessária uma boa estratégia de branding, ou imagem da sua marca. (LINKAR postagem de Branding)

Monitoramento e análise de resultados: é importante monitorar e analisar os resultados das ações de marketing para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para obter melhores resultados. Pesquisas e testes nunca podem ser deixados de lado.

A partir disso, fica claro que, para vender um produto ou serviço, não basta apenas que ele seja bom. É preciso investir em marketing para que ele seja conhecido pelo público-alvo e possa ser valorizado em relação à concorrência. Hoje em dia o marketing tem tomado sua forma predominante no digital, por redes sociais, e-mails, vídeos e blogs, assim, você alcança um maior número de pessoas dentro do seu tipo de público ideal.

Com uma estratégia bem estruturada e alinhada às necessidades do público-alvo, é possível aumentar as vendas e garantir o sucesso da empresa. Entenda o seu público, conecte-se com ele, chegue até ele e convença-o de que ele precisa do seu serviço.

Conte com a ajuda de quem entende do assunto. A Bruta pode potencializar os seus resultados e fazer o seu produto ou serviço ser conhecido, e melhor, vendido.